AHM

Menu

Quer reduzir os custos com avarias no transporte?

Quer reduzir os custos com avarias no transporte?

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Racionalizar custos é um dos maiores entraves para economizar e aumentar a eficiência em toda a empresa. Muitas organizações têm a crença ingênua de que se cada departamento operar de modo eficiente, toda a companhia também será eficiente. Apesar de isso ser verdade até certo ponto, nesta reflexão não se considera como as decisões de uma unidade de negócio, pode afetar os resultados das outras dentro da empresa.

As avarias no transporte são um bom exemplo. Gerentes, exceto os de Logística e Qualidade, não tem acesso a esses problemas no transporte, a não ser seu centro de custo seja afetado. E assim, eles não se preocupam em evitar que as avarias ocorram, e tampouco se beneficiam de ações que gerem economia.

Essas mesmas avarias no transporte geram o que chamamos de efeito dominó, gerando imensos entraves diretos e indiretos à cadeia produtiva e de suprimentos. Podemos citar alguns deles aqui:

Necessidade de reposição do produto danificado – em muitos casos, os produtos avariados são personalizados e produzidos sobre demanda, necessitando de um prazo considerável para uma nova produção.

Local para armazenamento de produtos danificados – a empresa necessitará de um local para armazenar e/ou dispensar esse produto, gerando custos e mão-de-obra

Atrasos em cronogramas e agendas – postergar produções, lançamentos, entregas ocasiona uma alteração em toda cadeia de suprimentos, atrasos em recebimentos, expedição e até pagamentos.

Oportunidades perdidas – o desiquilíbrio no fluxo de caixa é considerável, já que a empresa deixa de receber até a reposição do produto danificado.

Parada na linha de produção – Na indústria de Óleo e Gás, por exemplo a GE apresenta perda de US$ 7M quando equipamentos de perfuração e extração de petróleo, estão em manutenção ou devem ser substituídos em virtude de avarias no transporte.  Nas refinarias o atraso nas entregas de turbinas, o custo diário pode alcançar US$ 1M.

Poderíamos ficar a tarde inteira discutindo os efeitos e consequências de produtos danificados no transporte logístico, mas o objetivo aqui é falar mais das opções que a AHM Solution do Brasil dispõe para que você previna esses cenários na sua empresa.

Os dispositivos indicadores e registradores de impacto, tombamento e inclinação, ajudam a identificar o manuseio inadequado de produtos no transporte logístico. Indicamos nossas soluções de qualidade no transporte para produtos com alta sensibilidade e alto valor agregado que necessitam de monitoramento para verificar se este manuseio inadequado teve potencial de gerar danos aos produtos.

O Indicador de Impacto ShockWatch é um dispositivo de impacto que possui um sensor que detecta impactos anormais e exagerados sobre os produtos transportados no processo logístico. Quando o impacto é detectado, seu sensor de tubo branco é acionado tornando-se vermelho, podendo, o recebedor, ficar em alerta sobre possíveis avarias.

3

O TiltWatch XTR é um indicador de tombamento de uso único, usado para monitorar produtos que devem permanecer na posição vertical. Quando fixado a uma embalagem, o TiltWatch XTR fica vermelho se a embalagem for inclinada a mais que 80°.

4

O TiltWatch Plus indica se houve inclinação para a esquerda ou para a direita, o grau da inclinação e se foi invertido.

5