AHM

Menu

NR 12: Como se adequar?

NR 12: Como se adequar?

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A NR 12, norma regulamentadora para a segurança de máquinas e equipamentos deve ser aplicada também aos veículos industriais. Veículos como empilhadeiras, pás carregadeiras e rebocadores podem causar gravíssimos acidentes, como esmagamento, atropelamento ou mesmo amputação e morte. Quando ocorrem, tais acidentes também afetam os familiares do acidentado, mancham a imagem da empresa e geram indenizações milionárias. Descubra como aplicar a NR 12 e evitar acidentes nas suas operações logísticas.

Apenas no Brasil são cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano. Esse número assustador, reflete a inadequação de diversas empresas a NR 12. A existência de um projeto de implementação de dispositivos de segurança em equipamentos e veículos industriais, é de suma importância dentro de uma empresa.

Acidentes de trabalho

Pensando nisso o governo brasileiro criou a NR 12, que define diversos critérios para garantir a segurança de trabalhadores enquanto operam máquinas. A NR 12 tem como principal objetivo garantir ao operador e outros funcionários na área de trabalho a proteção contra riscos criados por pontos de contato, faíscas e lançamento de detritos.

Segundo o artigo 12, inciso 42 da NR 12, os sistemas de segurança incluem “dispositivos detectores de presença”, que “garantem a proteção à saúde e integridade física dos trabalhadores”. Situações onde a visão do operador de empilhadeira e de pedestres é limitada por pontos cegos, são cenários onde o risco de acidente é iminente. Neste cenário, a utilização de um dispositivo de segurança eficaz faz toda a diferença na mitigação de acidentes.

O Sistema de Detecção de Pedestres e Veículos (Hit-Not), juntamente com a adoção de políticas de segregação de pedestres e veículos, auxilia empresas de diversos segmentos a eliminar o risco de acidentes e consequentemente se adequar a NR 12. A empilhadeira, equipada com um Gerador, emite ondas eletromagnéticas, produzindo duas zonas precisamente definidas, as quais determinam o nível de advertência para os pedestres e operadores de empilhadeiras.

Apresentação Sistema de Detecção de Pedestres e Veículos (Hit Not)

A AHM Solution do Brasil está no mercado há 18 anos e tem o objetivo de auxiliar as empresas brasileiras a eliminarem potenciais avarias no transporte por conta do manuseio inadequado e ampliar a segurança e produtividade nas operações logísticas. Com experiência consolidada no mercado brasileiro, oferecemos treinamento, consultoria e palestras.

Para conhecê-lo, acesse nosso site:

http://www.ahmsolution.com.br