AHM Solution do Brasil

Menu

Segmento de Eletrônicos: 4 principais avarias que ocorrem no transporte e como evitá-las

Segmento de Eletrônicos: 4 principais avarias que ocorrem no transporte e como evitá-las

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como identificar e resolver este problema dentro do segmento de eletrônicos. 

Empresas do segmento de eletrônicos são umas das que mais sofrem com produtos danificados durante o transporte, tendo em vista que a carga em si é frágil e possui alto valor atribuído à ela. Os prejuízos com avarias são altíssimos para os fornecedores. Além de colocar em risco a relação com o cliente (que, em diversos casos, uma venda pode demorar meses e até anos para ser concluída), custos altos como armazenamento (produtos avariados ocupam espaço útil), reenvio, reparos, substituições, indenizações etc são custos de efeito cascata que atingem direta ou indiretamente os lucros da empresa.

Por isso elaboramos este artigo com as 4 avarias mais comuns durante o transporte de produtos do segmento de eletrônicos e também a solução para resolver este problema e recuperar a lucratividade da sua empresa. Acompanhe a leitura.

  • Amassamento (compressão)

O amassamento de produtos ocorre quando as cargas são empilhadas incorretamente, resultando em compressões nos cantos e nas superfícies dos aparelhos eletrônicos. Produtos com carcaças de ferro como microondas e fogões, por exemplo, muitas vezes chegam ao destino final amassados por conta do armazenamento incorreto da carga durante o transporte. 

  • Vibrações

As vibrações são responsáveis pela maior parte de produtos com mal contato em conexões, CIs (Circuitos Integrados) soquetados, trincas nas soldas dos componentes, avarias na leitura de sensores entre outros danos que comprometem a qualidade dos aparelhos eltrônicos transportados.

  • Arranhões

O produto em si pode até estar funcionando dentro dos padrões especificados pelo fabricante, mas quando sua superfície sofre arranhões, o seu potencial de venda é comprometido imediatamente, pois é um dano visível. Os arranhões podem acontecer devido a peças ou saliências agudas que possam perfurar a embalagem dos produtos e até pela abertura da embalagem usando um estilete.

  • Umidade e temperatura

Eletrônicos não podem de forma alguma serem submetidos a qualquer tipo de umidade e temperaturas inadequadas. Estes fatores provocam avarias permanentes, acarretando em perda total do produto. Por isso, eles devem ser armazenados e transportados em locais secos e na temperatura especificada pelo fabricante, com constante monitoramento. 

  • Como o Indicador de Impacto ShockWatch®️ pode ajudar

A AHM Solution oferece o Indicador de Impacto Shockwatch®️, que é um dispositivo preciso e confiável que indica quando, onde e como o produto sensível sofreu uma avaria durante o transporte. Mais do que uma etiqueta passiva que indica a fragilidade do produto, o ShockWatch®️ é um dispositivo ativo que monitora a carga garantindo um controle de qualidade maior. Confira abaixo alguns de seus benefícios: 

  • Maior economia em produtos com avarias;
  • Maior controle de qualidade;
  • Fortalecimento da cadeia de responsabilidade de todos no manuseio;
  • Evidência irrefutável da má gestão no manuseio;
  • Alerta aos destinatários para inspecionar o conteúdo antes de dar o aceite.

Conheça mais sobre o ShockWatch®️ e entre em contato com a AHM Solution clicando aqui