AHM Solution do Brasil

Menu

Logística 4.0: como se preparar para as inovações tecnológicas da próxima década

Logística 4.0: como se preparar para as inovações tecnológicas da próxima década

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Entenda como implementar a logística 4.0 e trazer diferenciais competitivos para a sua empresa

Se você está atualizado sobre as últimas transformações que estão acontecendo no setor de logística e armazenamento, você já deve ter ouvido o termo Logística 4.0. Sua premissa é o investimento em tecnologias para ampliar a sua participação no mercado e consolidar o seu negócio. 

Ela já é uma realidade em algumas operações, o ganho de eficiência, a redução de custos operacionais e a agilidade no transporte são alguns dos muitos benefícios que a Logística 4.0 traz para empresas que a adotam. “Como adaptar o meu negócio para aplicar processos de Logística 4.0?” Continue a leitura e descubra como encarar esse desafio.

Quais elementos compõem a Logística 4.0?
A Logística 4.0 é uma nova era do setor logístico relacionada à Quarta Revolução Industrial, termo utilizado para definir a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital (Terceira Revolução Industrial). 

Ou seja, a Logística 4.0 tem o propósito de reestruturar processos de atividades logísticas e integrar tecnologias como: Big Data, Internet das Coisas (Internet of Things), Aprendizado em Máquina (Machine Learning), Inteligência Artificial e Computação em Nuvem (Cloud Computing), formando uma rede integrada e inteligente que otimiza processos.

Essas tecnologias abrem possibilidades para que empresas automatizem certos tipos de trabalho, realizando mais tarefas em menos tempo e a um custo menor. Além disso, todas as informações coletadas durante os processos podem servir como material para análise de dados e aplicação de melhorias. Sendo assim, se a sua empresa deseja se manter relevante e mais competitiva no mercado, o investimento em tecnologias de Logística 4.0 é um bom caminho para atingir esse objetivo. 

Como a sua empresa pode se preparar para adequar à Logística 4.0?
O conceito da Logística 4.0 é atrativo e de simples compreensão, mas, como aplicá-la na prática é um desafio que muitas empresas enfrentam. Confira abaixo algumas ações que irão ajudar nessa transição:

Mapeie processos de trabalho
Rever os processos atuais da sua empresa é o primeiro passo para prepará-la para qualquer grande mudança, e com a Logística 4.0 não seria diferente. Quanto mais você, como gestor, conhecer sobre cada um dos processos de sua empresa, maiores são as chances de evoluí-los. 

Mesmo que os processos logísticos sejam vistos como uma cadeia integrada no geral, é preciso analisar cada uma de suas etapas e extrair onde há possibilidades para melhorias. Quando empresas que operam sem processos claros e bem definidos, fica mais difícil competir com as exigências do mercado, tendo em vista que processos desta natureza estão sempre sujeitos a mais erros e gargalos. 

Inclua seus colaboradores na mudança
Quem trabalha na indústria já sabe que a automação de certas frentes de trabalho já é motivo para causar preocupação nos trabalhadores, tendo em vista que máquinas estão desempenhando funções que antes eram humanas. 

No entanto, é preciso lembrar que máquinas não operam sozinhas, e que a qualificação de profissionais é um elemento primordial para que uma operação alcance sucesso. Portanto, incluir seus colaboradores na mudança oferecendo treinamento e capacitação adequados é o melhor caminho para evoluir os processos da sua empresa. 

Cogite mudanças estruturais
É comum que muitas empresas tenham uma certa estrutura que sempre funcionou e nunca trouxe problemas para a operação, mas isso não significa que ela não pode ser aperfeiçoada. Como gestor, é importante compreender que estruturas e processos estão sempre passíveis de mudanças, e que só há evolução quando existe espaço para melhorias. 

Não resista ao que é novo, mas também não saia por aí apostando em soluções tecnológicas apenas pelo modernismo. O equilíbrio é analisar todas as possibilidades da Logística 4.0 e selecionar quais têm o potencial de transformar positivamente o seu negócio. 

Agora que você já conhece algumas estratégias para preparar a sua empresa para a era da Logística 4.0, conheça os benefícios das soluções tecnológicas que a AHM Solution oferece para empresas de grande porte e multinacionais. Trabalhamos com soluções personalizadas que atuam na qualidade do transporte e na ampliação da segurança e produtividade. Conheça mais clicando aqui.