AHM Solution do Brasil

Menu

Logística para e-commerces: 3 exemplos para impulsionar os resultados do setor de logística.

Logística para e-commerces: 3 exemplos para impulsionar os resultados do setor de logística.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda como a logística para e-commerce é impactada por meio dos indicadores de desempenho.

Monitorar o desempenho do setor de logística para e-commerces é uma atividade essencial para o sucesso da sua empresa. Estar ciente e mensurar a performance dos processos de transporte de cargas otimiza os resultados de entrega e seus custos.

É possível mensurar todos esses resultados com os indicadores-chave de desempenho (KPIs). São eles que indicam o progresso do e-commerce ou de departamentos específicos, sempre em busca de alcançar objetivos.

Ao implementar os KPIs de forma correta, você promove uma melhoria contínua nos processos do seu e-commerce, além de contar com dados concretos para embasar suas tomadas de decisões e criar uma cultura de excelência para sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as três melhores maneiras de monitorar e impulsionar os resultados no setor de logística para e-commerces.

Continue a leitura para saber como essas ferramentas podem te ajudar a medir a qualidade do seu serviço de transporte e promover as melhorias necessárias para seu e-commerce.

3 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística:

 

1 – Gestão do custo operacional total

Esse item é bem básico, porém de extrema importância. Isso porque, ao medir o custo das operações, é possível identificar gargalos e formas de reduzir os custos da sua empresa.

Os sistemas de gestão financeira e logística podem ajudar a levantar os dados mais relevantes e é muito importante fazer a avaliação desse identificador com frequência. O indicado é de, pelo menos, uma vez ao mês. Assim, você consegue  traçar estratégias com mais facilidade e alcançar metas de acordo com o crescimento do seu e-commerce.

Fique atento, principalmente, nos custos do transporte e armazenamento das cargas. A tecnologia de hoje nos entrega um leque de soluções para otimizar as operações deste setor.

A AHM Solution é referência em soluções de logística, não só no Brasil, mas em países do mundo todo. Por meio do Site Assessment, método próprio e personalizado, a AHM Solution avalia processos e rotinas para ajudar seus clientes a convergir objetivos operacionais em inteligência de negócio, visando tomadas de decisão incisivas. Isso ocorre por meio de recomendações técnicas e utilização de equipamentos de comunicação em tempo real – Logística & Indústria 4.0.

 

 

Acesse www.ahmsolution.com.br para conferir todas as soluções que vão alavancar seu e-commerce.

2 – Receita por quilo transportado

Independente do modelo da sua empresa e do tipo de carga que ela transporta, a logística para e-commerce também demanda calcular quanto de receita cada quilo dessa carga representa no total do seu e-commerce.

Esse dado é muito útil para identificar qual veículo é mais vantajoso para a sua produtividade e quais são convenientes para implementar na sua frota.

Uma ótima oportunidade para otimizar o lucro no transporte de cargas são as Slip Sheets, folhas finas e resistentes que substituem o uso dos paletes nas operações. Além de terem um custo 80% menor que os paletes, as Slip Sheets são 20 vezes mais leves e 150 vezes mais baixas, o que proporciona de 15% a 20% a mais de aproveitamento de espaço.

Ao adotar as Slip Sheets, a empresa transporta um número muito maior de carga, economiza a quantidade de caminhões, aumenta o seu lucro operacional e causa menos prejuízos ao meio ambiente.

O RollerForks® é uma solução que a AHM Solution disponibiliza aos seus clientes, a fim de otimizar as operações e movimentações de carga. Ele consiste em garfos para empilhadeiras convencionais, com duas camadas de roletes que permitem movimentar a carga em um único movimento e sem aplicação de força. Ele permite substituir completamente o uso dos paletes por Slip Sheets e, ainda, evita avarias no transporte.

Você pode conferir mais sobre o RollerForks® clicando aqui.

3 – Índice de entregas com avarias

Ao falarmos de transporte de cargas nos vêm à cabeça qual a porcentagem de mercadorias que chegam avariadas no seu destino. É sempre conveniente que esse número seja pequeno para evitar desperdícios e insatisfação dos clientes.

Para calcular este KPI basta fazer a divisão das entregas com avarias pelo número total de entregas em um período. Após, multiplique o resultado por 100 para saber o valor em porcentagem.

Uma solução importante para mensurar todos esses dados é o Indicador de Impacto ShockWatch®, introduzido no mercado logístico e intralogístico pela AHM Solution. Este dispositivo indica quando, como e onde a sua carga foi manuseada de forma inadequada.

Alguns dos benefícios do ShockWatch® são:

  • Economia em produtos com avarias;
  • Controle de qualidade;
  • Fortalecimento da cadeia de responsabilidade de todos no manuseio;
  • Evidência irrefutável da má gestão no manuseio; 
  • Alerta aos destinatários para inspecionar o conteúdo antes de dar o aceite.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o ShockWatch®️ neste artigo, ou acessar o site oficial do dispositivo, que também é da AHM Solution, aqui

Ficou claro os principais pontos da logística para e-commerce? Então, chegou a hora de implementá-los na sua empresa e alavancar seus resultados.