AHM Solution do Brasil

Menu

Armazenamento inteligente: 3 práticas essenciais para reduzir os custos no transporte de cargas.

Armazenamento inteligente: 3 práticas essenciais para reduzir os custos no transporte de cargas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda como o armazenamento inteligente impacta o lucro e os processos operacionais de grandes players da indústria.

O armazenamento inteligente é um aliado para muitos setores, principalmente em tempos de crise, como este que estamos vivendo por conta da pandemia da Covid-19, e a redução de custos se torna um objetivo universal, seja para empresas de grande ou pequeno porte.

Apesar de ser muito necessário, reduzir alguns gastos não é simples e pode  prejudicar alguns processos que anteriormente ocorriam muito bem, como por exemplo a qualidade da sua mercadoria.

Na tentativa de ajudá-lo nessa tarefa, separamos 3 práticas para você adotar que irão garantir bons resultados e promoverão a diminuição de custos no transporte de cargas. Continue a leitura.

  1. Fazer inventários periodicamente

Uma das exigências do armazenamento inteligente é a produção de inventários periódicos. É importante ter o cuidado de fazer esses inventários durante o ano todo e determinar quais produtos precisam ser contados fisicamente.

Com essa prática é possível identificar onde estão as falhas e corrigi-las a tempo, assim, diminuindo o índice de produtos perdidos e dando base para tomar decisões com antecedência e precisão.

Você sabia que a AHM Solution tem uma metodologia própria, o Site Assessment, que permite a avaliação de processos e rotinas para ajudar a sua empresa a alcançar objetivos operacionais em inteligência de negócio, visando tomadas de decisão incisivas?

Acesse www.ahmsolution.com.br para saber mais e fale com um consultor.

  1. Mapear processos

Ao mapear os processos você estuda como o trabalho da sua empresa está sendo executado. Ele visa identificar possíveis falhas e quais são as suas causas, assim, você enxerga com mais facilidade onde e como fazer  o corte de custos operacionais.

O mapeamento de processos é importante para o armazenamento inteligente, pois a ideia é encontrar a raiz de cada falha e implementar soluções mais precisas e assertivas em cada uma delas.

Após finalizar esta tarefa, o ideal é documentar o novo método com o fluxo correto das atividades a fim de formalizar como acontecerão as operações. Esse documento deve estar acessível nas áreas necessárias para que seus colaboradores possam consultar com facilidade.

Mais um ponto interessante do mapeamento de processos é que ele padroniza as operações e auxilia no treinamento dos colaboradores novos, pois existe um roteiro a ser seguido. Não será necessário destinar uma pessoa em específico para fazer o treinamento dos novos profissionais, sem prejuízo no aprendizado.

Uma opção que podemos destacar é fazer um mapa de curso. Assim, você delimita os espaços e corredores por onde irão passar as empilhadeiras e os pedestres, evitando acidentes e otimizando os processos.

Você também pode contar com a AHM Solution para estudar e formular um mapa de curso para a sua empresa, clicando aqui.

  1. Formular políticas de prevenção de avarias e extravios

Como dito anteriormente, desperdícios e avarias também elevam os custos operacionais. Em casos de extravios a situação não é diferente, já que se faz necessário repor os produtos e fazer um novo envio ao cliente final.

Para otimizar os processos e evitar esse tipo de situação, é importante criar uma política de prevenção de extravios e avarias envolvendo o treinamento dos profissionais para garantir o manuseio correto dos produtos, além de, também, promover a segurança dos seus funcionários.

A AHM Solution disponibiliza diversas soluções importantes para garantir a segurança dentro das fábricas e armazéns e a qualidade dos produtos, além de otimizar o faturamento da sua empresa.

Uma delas é o RollerForks®. Ele consiste em garfos para empilhadeiras convencionais, com duas camadas de roletes que permitem movimentar a carga em um único movimento e sem aplicação de força. 

O RollerForks® é a solução ideal para otimizar o lucro operacional e ampliar a eficiência da sua empresa. Isso porque ele permite substituir completamente o uso dos paletes por Slip Sheets e, ainda, evita avarias no transporte.

As Slip Sheets são folhas de papelão finas, baratas e resistentes, que têm grande influência no armazenamento inteligente. Abaixo listamos alguns dos incontáveis benefícios que elas oferecem:

  • Custam 80% menos;
  • 20 vezes mais leves e 150 vezes mais baixos, proporcionando o aproveitamento de espaço em caminhões e contêineres de 15% a 20%;
  • Elimina a logística reversa e manutenção de paletes, já que o seu custo permite o descarte sem prejuízos;
  • Reduzem o  número de caminhões na estrada;
  • Reduzem os danos aos produtos;
  • Melhoram o aproveitamento de espaço do armazém.

Ao adotar as Slip Sheets, a empresa transporta um número muito maior de carga, economiza a quantidade de caminhões, aumenta o seu lucro operacional e causa menos prejuízos ao meio ambiente.

Falamos um pouco mais sobre o RollerForks® no artigo RollerForks®: a nova revolução da logística em movimentação de mercadorias sem palete.

Você também pode acessar a página do RollerForks® dentro do site da AHM Solution, basta clicar aqui.

Demonstramos três práticas essenciais para reduzir os custos no transporte de cargas e esperamos que este artigo tenha auxiliado nas suas tomadas de decisões para o armazenamento inteligente da sua empresa.

Conheça outras soluções de diversos setores da indústria que trazem um grande impacto na segurança, lucro e processos da sua empresa no site da AHM Solution.