AHM Solution do Brasil

Menu

Ambiente seguro no trabalho: principais causas de acidentes entre empilhadeiras e pedestres.

Ambiente seguro no trabalho: principais causas de acidentes entre empilhadeiras e pedestres.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda quais são as práticas essenciais para garantir um ambiente seguro no trabalho.

Para manter um ambiente seguro no trabalho é preciso tomar alguns cuidados. Os especialistas recomendam treinar os operadores, separar o tráfego, aderir soluções que evitem acidentes, entre outras decisões.

A maioria dos acidentes com empilhadeira não envolve o tombamento do equipamento, e sim o atropelamento de pedestres. Qualquer empresa que trabalhe com empilhadeiras está suscetível a esse risco, porém é possível evitá-los com alguns cuidados simples.

Dito isso, elaboramos este artigo para que você entenda como manter um ambiente seguro no trabalho e, também, saber as principais causas  de acidentes entre empilhadeiras e pedestres. Continue a leitura para não perder nenhuma informação.

A AHM Solution reúne as melhores tecnologias e práticas do mercado com o objetivo de auxiliar as empresas a reduzir gastos e danos nos processos operacionais de logística e intralogística.

Ela tem uma metodologia própria e personalizada, o Site Assessment, que permite avaliar processos e rotinas dos clientes a fim de convergir objetivos operacionais em inteligência de negócio, visando tomadas de decisão incisivas. Isso ocorre por meio de recomendações técnicas e utilização de equipamentos de comunicação em tempo real – Logística e Indústria 4.0.

A versatilidade das soluções da AHM Solution compreende desde dispositivos descartáveis para monitoramento no transporte de equipamentos, até aparelhos de IoT (internet das coisas). Com tais soluções, é possível monitorar embalagens, equipamentos, empilhadeiras e ativos, sempre com o objetivo de ampliar os controles e indicadores de desempenho, assim como impulsionar o nível de segurança e produtividade na movimentação de materiais. O ecossistema desenvolvido inclui rede virtual móvel (MVNE) própria que fornece dados dos dispositivos em qualquer lugar do mundo.

Dito isso, podemos prosseguir para os próximos tópicos, em que falamos de ambiente seguro no trabalho.

 

Treinamento do operador:

Este é um dos pontos mais básicos para evitar acidentes com empilhadeiras. O treinamento dos operadores deve acontecer não só na contratação do profissional, mas devem ocorrer cursos de reciclagem regularmente.

 

Separação de tráfego:

É interessante fazer um mapa de curso, delimitando a área de circulação de empilhadeiras e pedestres. Assim, ocorre a diminuição no número de atropelamentos e outros tipos de acidentes.

Esse mapa pode ser delimitado com faixas de deslocamento exclusivas, ou seja, usar tachões de sinalização (conhecidos, também, como “olhos de gato”), blocos de concreto, ou simplesmente uma pintura no chão.

Os administradores precisam ficar atentos se as faixas de deslocamento de empilhadeiras estão próximas de locais onde há grande circulação de pessoas, como por exemplo lavatórios ou refeitórios.

 

Regras de convivência:

Ao implementar regras de convivência na sua empresa é possível promover um ambiente seguro no trabalho. Os gestores podem incluir regras como imposição de limites de velocidade para empilhadeiras e uso de roupas com alta visibilidade para pedestres, por exemplo.

 

Dispositivos sonoros e visuais:

O último tópico diz respeito aos cuidados com a empilhadeira em si. É importante que tenham alertas, como luzes e sinais sonoros altos o suficiente para sobressair outros ruídos ao redor.

A AHM Solution é líder em soluções que otimizam os processos operacionais e ampliam o lucro de grandes players do setor industrial, como por exemplo o Hit-Not® – Sistema de Detecção e Pedestres e Empilhadeiras.

Com tecnologia inovadora e exclusiva de ondas eletromagnéticas, ele consiste em dispositivos instalados nos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) dos operários e nas empilhadeiras, que emitem sinais sonoros ao identificarem a aproximação entre eles. Confiabilidade e precisão são duas palavras que descrevem perfeitamente o Sistema de Detecção de Pedestres e Veículos da AHM Solution do Brasil. 

Ao integrar o Hit-Not® nas políticas de segurança e no processo de movimentação de materiais, você garante  a solução ideal para reduzir drasticamente o potencial de atropelamentos e colisões entre veículos.

Essa solução vai, além de garantir um ambiente de trabalho seguro, controlar o acesso de colaboradores a áreas restritas, acionar portões, faróis e semáforos.® controla o acesso de colaboradores a áreas restritas, aciona portões, faróis e semáforos. Para saber mais sobre o Hit-Not® – Sistema de Detecção de Pedestres e Empilhadeiras, clique aqui.

Outra solução da AHM Solution para minimizar acidentes é o Farol Anti-Colisão Blue Spotlight®. Além de um alerta visual para pedestres, ele previne colisões entre empilhadeiras. Esta solução é uma ferramenta indispensável para contribuir para a segurança em armazéns.

Para saber mais sobre o Farol Anti-Colisão Blue Spotlight® clique aqui.

Esperamos que as informações deste artigo tenham sido úteis para a segurança dentro da sua empresa. Para conhecer todas as soluções da AHM Solution, clique aqui.