AHM Solution do Brasil

Menu

Logística integrada: do conceito à prática

Logística integrada: do conceito à prática

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda como a logística integrada influencia no sucesso dos processos operacionais das grandes empresas.

Os hábitos de consumo estão em constante e rápida mudança, e para atender a estas novas demandas, as empresas precisam adequar os processos das suas operações, reduzindo custos e buscando soluções para que o produto chegue o mais rápido possível ao consumidor final.

A partir disso surgiu a logística integrada, responsável por gerir todo o processo logístico, desde a chegada da matéria-prima na fábrica até a entrega do produto ao consumidor final.

Pensando em trazer soluções de logística e intralogística para a sua empresa, formulamos este artigo para você entender como funciona e qual a importância da logística integrada para o sucesso das suas operações. Acompanhe a leitura.

Conceito da logística integrada:

Como dito anteriormente, a logística integrada é um sistema que abrange todo o processo logístico. Por meio de uma gestão eficiente, são formuladas estratégias inteligentes capazes de controlar todo o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.

Para a logística integrada ter sucesso é necessário que um setor específico fique responsável pelo planejamento, implementação e controle de todos os processos, tornando-os mais simples e ágeis. Abaixo listamos os principais pontos que podem auxiliar no crescimento da sua empresa:

Produção:

Para que todos os processos ocorram perfeitamente é necessário que haja uma interação e comunicação estreita entre os setores. Dito isso, podemos entender que a logística integrada vai além, englobando todos os processos de produção até o consumidor final.

Ou seja, a responsabilidade do gestor de logística se estendeu. Anteriormente, suas funções eram voltadas às questões operacionais, enquanto atualmente é necessário que o gestor tenha uma visão mais estratégica. Essa mudança demanda conhecimentos sobre diferentes âmbitos do setor, como: 

  • Processos dos setores de compras;
  • Processos da produção;
  • Armazenagem;
  • Distribuição;
  • Processos de entrega aos clientes;
  • Acompanhamento das atividades dos fornecedores.

Administração de materiais:

Não só a gestão de insumos necessários para a produção, como armazenamento, transporte, entre outras funções nessas operações, a gestão eficiente dessa área abarca também a redução de custos e o estabelecimento de vínculo com os fornecedores e parceiros.

Quanto mais transparente e alinhada a relação entre empresa e fornecedores, mais certo é o sucesso dos processos em geral.

Movimentação de materiais

O gestor responsável por este setor deve ficar atento se toda a linha de produção está sendo abastecida corretamente, evitando possíveis falhas e desperdícios, além de buscar soluções para o corte de custos e para ampliar a segurança dos operadores.

A AHM Solution é referência em soluções de logística e intralogística. Uma das principais soluções que a empresa oferece para evitar possíveis acidentes dentro das fábricas e armazéns é o Sistema de Detecção de Pedestres e Empilhadeiras Hit-Not®.

Por meio de dois dispositivos que comunicam-se entre si a partir de um sensor de proximidade (o gerador de campo magnético – instalado na empilhadeira –  e um  dispositivo de alarme pessoal – utilizado pelos pedestres junto aos EPI’s), o Hit-Not®️ se difere dos sistemas de identificação convencionais via Rádio Frequência (RFID).

Isso porque ele gera um campo eletromagnético, equivalente a uma cortina virtual ao redor dos veículos e pedestres vulneráveis, a qual ultrapassa barreiras físicas como: paredes, porta paletes e pontos cegos da operação, permitindo o acionamento de alarmes, visual e sonoro, instantâneo para pedestre e operador de empilhadeira acerca de ameaça de colisão.

Além disso, o Hit-Not®️ também possui outras funcionalidades, como: 

  • Controlar acesso de colaboradores a áreas restritas;
  • Acionar portões, faróis, semáforos;
  • Alertar operadores de empilhadeiras e outros veículos de móveis sobre a presença de outros veículos na área monitorada.

Você pode saber mais sobre o Sistema de Detecção de Pedestres e Empilhadeiras Hit-Not®️ acessando o artigo Acidentes e atropelamentos por empilhadeiras: como o Hit-Not®️ está inovando os ambientes fabris, ou conferindo o produto direto no site da AHM Solution.

Distribuição

O processo de distribuição começa na carga do produto nos contêineres e caminhões e termina na descarga no armazém do consumidor final. Também é responsabilidade do gestor de logística integrada supervisionar essas operações, buscando efetividade, baixo custo e soluções para ampliar o sucesso da empresa.

Ao falarmos de transporte de cargas nos vêm à cabeça qual a porcentagem de mercadorias que chegam avariadas no seu destino. É sempre conveniente que esse número seja pequeno para evitar desperdícios e insatisfação dos clientes.

Para este ponto em específico, podemos citar o Indicador de Impacto ShockWatch® como solução para diminuir o número de produtos que chegam ao seu destino com alguma avaria.

O Indicador de Impacto ShockWatch® foi introduzido no mercado logístico e intralogístico brasileito pela AHM Solution. Este dispositivo indica quando, como e onde a sua carga foi manuseada de forma inadequada.

Alguns dos benefícios do ShockWatch® são:

  • Economia em produtos com avarias;
  • Controle de qualidade;
  • Fortalecimento da cadeia de responsabilidade de todos no manuseio;
  • Evidência irrefutável da má gestão no manuseio; 
  • Alerta aos destinatários para inspecionar o conteúdo antes de dar o aceite.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o ShockWatch®️ neste artigo, ou acessar o site oficial do dispositivo, que também é da AHM Solution, aqui

Agora você já sabe quais são os principais pontos da logística integrada e o que fazer para garantir o sucesso da empresa. Confira também os artigos

  • Como melhorar a gestão de logística inbound da sua empresa;
  • Logística Outbound: como uma boa gestão impacta o lucro da empresa.