AHM Solution do Brasil

Menu

Logística Outbound: como uma boa gestão impacta o lucro da empresa.

Logística Outbound: como uma boa gestão impacta o lucro da empresa.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda o que é logística outbound e como uma gestão eficiente pode trazer sucesso à sua empresa.

Uma boa gestão de logística é pilar fundamental para o sucesso de uma empresa. No artigo Como melhorar a gestão de logística inbound da sua empresa explicamos todos os pontos importantes da logística inbound. Agora vamos explicar todo o conceito da logística outbound.

O que é, qual a importância e como fazer uma gestão eficiente de logística inbound serão os temas abordados neste artigo. Continue a leitura para acompanhar todas as informações.

O que é logística outbound:

Após a finalização da produção, chega o momento de enviar os produtos para os centros de distribuição ou clientes finais. O processo de organização de saída dessas cargas da fábrica para os locais respectivos é chamada logística outbound.

Em outras palavras, a logística outbound condiz com a atividade que o gestor responsável fica encarregado de entrar em contato direto com o mercado consumidor e, também, de gerenciar todo o processo de distribuição dos produtos. Alguns dos processos são:

  • Planejamento de rotas;
  • Controle das ocorrências no transporte;
  • Entrega para os clientes finais;
  • Monitoramento e planejamento das trocas e devoluções;
  • Acompanhamento dos resultados;
  • Entre outros.

Para que a gestão seja eficiente e a empresa consiga alcançar os resultados esperados é necessário fazer um planejamento estruturado e objetivo, acompanhar diagnósticos e criar planos de contenção, entre outras atividades.

Importância da logística outbound:

Para o cliente tomar a decisão de escolher o produto de certa empresa, entre qualidade, preço e outros pontos, a disponibilidade imediata é um dos fatores-chave.

Dito isso, garantir que os produtos cheguem até o consumidor de forma ágil e sem defeitos é o principal objetivo da  logística outbound. Para isso, existem alguns cuidados para ficar atento, como:

  • Prazos de entrega:

É necessário que haja um planejamento cuidadoso de todo o fluxo do transporte, considerando as possíveis paradas que ocorrerão no período entre a saída da empresa e a entrega final. Esse ponto é importante para evitar atrasos e a insatisfação do cliente.

  • Minimizar custos:

São muitas as variáveis de custos nesta operação, que dependem não só do setor da empresa, como também do tipo de produto, quantidade de intermediários, armazenagens, frete, entre outros.

Fazer uma boa gestão de custos é essencial para o lucro da empresa e garante uma vantagem competitiva com os concorrentes, visto que ao fazer uma redução nos gastos da operação, a sua empresa pode ofertar um produto mais barato ao cliente final.

Para isso, é necessário fazer um estudo voltado a entender quais são os impactos das operações para o orçamento e eficiência da empresa e procurar soluções para gerar um resultado final mais vantajoso.

A AHM Solution é referência em soluções para o setor de logística das indústrias. A partir de um método próprio e personalizado, o Site Assessment, 

ela avalia processos e rotinas a fim de ajudar seus clientes a convergir objetivos operacionais em inteligência de negócio, visando tomadas de decisão incisivas. Isso ocorre por meio de recomendações técnicas e utilização de equipamentos de comunicação em tempo real.

Para este ponto em específico, podemos citar o Indicador de Impacto ShockWatch® como solução para diminuir o número de produtos que chegam ao seu destino com alguma avaria.

Ao falarmos de transporte de cargas nos vêm à cabeça qual a porcentagem de mercadorias que chegam avariadas no seu destino. É sempre conveniente que esse número seja pequeno para evitar desperdícios e insatisfação dos clientes.

O Indicador de Impacto ShockWatch® foi introduzido no mercado logístico e intralogístico brasileito pela AHM Solution. Este dispositivo indica quando, como e onde a sua carga foi manuseada de forma inadequada.

Alguns dos benefícios do ShockWatch® são:

  • Economia em produtos com avarias;
  • Controle de qualidade;
  • Fortalecimento da cadeia de responsabilidade de todos no manuseio;
  • Evidência irrefutável da má gestão no manuseio; 
  • Alerta aos destinatários para inspecionar o conteúdo antes de dar o aceite.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o ShockWatch®️ neste artigo, ou acessar o site oficial do dispositivo, que também é da AHM Solution, aqui

  • Particularidades de cada processo:

Cada operação tem o seu processo em específico e também demanda um planejamento estratégico para cada um. No caso do transporte da carga da sua fábrica até o destino final, a atenção deve ser voltada ao tempo em cada ciclo do pedido, a coleta do produto em caso de troca e devoluções, entre outros pontos.

O tempo de carga e descarga de caminhões e contêineres é um fator importante para a logística outbound. Isso porque, dependendo de como funciona essa operação na sua empresa, pode acarretar em um tempo muito mais do que o necessário.

A solução RollerForks®️ da AHM Solution é uma alternativa para empresas que gostariam de diminuir esse tempo gasto, além de minimizar os gastos com esse tipo de operação.

O RollerForks®️ consiste em garfos para empilhadeiras convencionais, com duas camadas de roletes que permitem movimentar a carga em um único movimento e sem aplicação de força. Ele também permite a substituição de paletes de madeira por Slip Sheets, folhas finas e resistentes, além de: 

  • Garantir 100% de visibilidade durante a movimentação de cargas;
  • Não exigir capacidade extra da empilhadeira ou conexão hidráulica;
  • Demandar manutenção simples e prática;
  • Funcionar com sopros de ar comprimido;
  • Fornecer fácil instalação e desmontagem dos garfos;
  • É híbrido, podendo ser utilizado para movimentação de paletes PBR, folhas de Slip Sheet e placas de Chapatex.

Já as Slip Sheets são vantajosas, pois:

  • Custam 80% menos;
  • São 20 vezes mais leves e 150 vezes mais baixas, proporcionando o aproveitamento de espaço em caminhões e contêineres de 15% a 20%;
  • Elimina a logística reversa e manutenção de paletes, já que o seu custo permite o descarte sem prejuízos;
  • Reduzem o  número de caminhões na estrada;
  • Reduzem os danos aos produtos;
  • Melhoram o aproveitamento de espaço do armazém.

Ao adotar as Slip Sheets, a empresa transporta um número muito maior de carga, economiza a quantidade de caminhões, aumenta o seu lucro operacional e causa menos prejuízos ao meio ambiente.

Falamos um pouco mais sobre o RollerForks® no artigo RollerForks®: a nova revolução da logística em movimentação de mercadorias sem palete.

Você também pode acessar a página do RollerForks® dentro do site da AHM Solution, basta clicar aqui.