AHM Solution do Brasil

Equipamentos de segurança para empilhadeira: quais itens são obrigatórios?

Equipamentos de segurança para empilhadeira: quais itens são obrigatórios?

Compartilhar

Os equipamentos de segurança para empilhadeira permitem uma operação com total segurança para os operadores e pedestres que precisam circular na área operacional. Por isso, alguns itens são obrigatórios

Antes de tudo é importante compreender que as atividades envolvendo operação com empilhadeiras são consideradas de alto risco, pois envolvem os operadores, pedestres e cargas manuseadas no mesmo ambiente operacional.

Sendo assim, usar equipamentos de segurança para empilhadeira é fundamental para impedir riscos à operação e, sobretudo, à segurança dos pedestres que ali circulam.

Sem a adequada prevenção, não há garantia de segurança efetiva. Quer saber quais são os itens obrigatórios de segurança em uma empilhadeira? Continue a leitura que te contaremos! Podemos começar?

Ao discutirmos equipamentos de segurança para empilhadeiras, existem duas categorias diferentes e essenciais, são elas: os equipamentos para o operador e os equipamentos para empilhadeira.

Cada uma delas é importante para promover a segurança geral da empilhadeira e da operação ao redor, incluindo os pedestres. Então vamos mergulhar brevemente nessas categorias específicas.

Assim, sua operação estará segura com os itens de equipamentos de segurança para empilhadeira!

Equipamentos para o operador

EPI’s (Equipamento de Proteção Individual)

 

  • Óculos de segurança – garante uma visibilidade segura ao diminuir os efeitos de poeiras e, por meio de lentes resistentes, protege contra a projeção de pequenos fragmentos quando há eventuais choques.
  • Protetor auditivo – durante a operação com empilhadeira há possibilidades de ruídos acima do nível tolerável. Sendo assim, se faz necessário minimizar a intensidade do som para garantir a saúde auditiva do operador e sua atenção durante a operação.
  • Capacete de segurança – protege a região da cabeça do colaborador quando o mesmo está sujeito a impactos de materiais e até mesmo de tombamentos da empilhadeira.
  • Luvas de segurança – a operação com empilhadeiras também envolve a manipulação de paletes e deslocamento de materiais. Sendo essencial o uso de luvas de segurança, que protegem os operadores de cortes e ferimentos em geral.
  • Botina de segurança – mantém os pés seguros no caso de eventualidades como queda de materiais, colisões e objetos cortantes que poderiam lesionar essa região do corpo.
  • Cinto de segurança – conforme a Norma Regulamentadora, NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) o uso do cinto de segurança é obrigatório. É um meio de preservação da integridade física do operador, se porventura ocorrer algum acidente como, por exemplo, tombar, bater em outro veículo ou colidir com um obstáculo.
  • Roupa Refletiva – o uso de coletes refletivos traz muitos benefícios para operação, pois facilitam que os operadores sejam vistos na área operacional ao entrarem e saírem da empilhadeira, à noite com visibilidade reduzida e claramente entre paletes e cargas.

Equipamentos para a empilhadeira 

  • Extintor de incêndio – a empilhadeira está exposta a risco de incêndio devido à possibilidade de faíscas características do sistema elétrico ou decorrência de um acidente com o equipamento. Os extintores são obrigatórios para a segurança dos operadores e colaboradores que circulam na área operacional, e evita perdas materiais, além de manter a empilhadeira nas leis da segurança brasileira. O extintor recomendável é o PQS (pó químico seco).
  • Buzina – no momento correto, o ruído pode ser um instrumento de segurança. De acordo com a NR 12, as máquinas autopropelidas fabricadas a partir de maio de 2008, é obrigatório que possuam buzinas funcionando adequadamente para alertar as pessoas sobre localização e movimentação de empilhadeiras.
  • Luzes – os faróis e as lanternas traseiras de posição também são itens obrigatórios exigidos pela NR 12 nas empilhadeiras e são de grande impacto visual. Funcionam como controles luminosos que respectivamente permitem uma visibilidade apropriada para o ambiente operacional e para indicação de diferentes operações, que abrange o campo de visão de todos os usuários da área operacional.
  • Freio e pneus – já imaginou acionar o freio para evitar atropelar um pedestre ou colidir com um carro? Assim como no tráfego urbano onde os carros necessitam de freios funcionando corretamente e pneus em boas condições de uso, também são itens indispensáveis para empilhadeira, os mesmos garantem o tráfego seguro nas operações.
  • Alarmes de backup – qualquer equipamento móvel grande deve ter um alarme de backup instalado, esta é uma precaução de segurança padrão que ajuda a avisar quando o veículo está dando ré.

Ainda na categoria de equipamentos para empilhadeira, cabe destacar o uso de acessórios que não são obrigatórios. Porém, são soluções que permitem um nível mais alto de segurança na movimentação com empilhadeiras, além de otimizarem as operações.

Soluções para aumentar a segurança na movimentação de cargas com empilhadeiras

  • Farol de alerta lateral Blue Spot da AHM Solution do Brasil – é acoplado na empilhadeira uma luz azul que fica apontada para o chão e ilumina o ambiente operacional a muitos metros à frente e atrás da empilhadeira. Sendo assim, qualquer pessoa verá a luz azul e saberá da aproximação da máquina.
  • Alerta lateral Red Zone da AHM Solution do Brasil – luz vermelha instalada nas laterais da empilhadeira, que garante o espaço seguro entre empilhadeiras e pedestres.
  • Sistema de detecção de pedestre e empilhadeira Hit Not® da AHM Solution do Brasil – é um dispositivo inserido na empilhadeira que alerta quanto a aproximação da mesma. Dessa forma controla com confiabilidade e precisão o tráfego de operadores e pedestres na área operacional.
  • Câmeras em ponto cego – empilhadeiras grandes podem tornar as operações mais difíceis e perigosas, pois haverá bastante pontos cegos. A instalação de câmeras específicas ajuda eliminar esses pontos, aumenta a segurança e facilita as manobras com empilhadeiras.
  • Cobertura de cabine – auxilia na segurança de operações com empilhadeiras expostas a intempéries ao trabalharem em ambientes abertos, e também como proteção na projeção de materiais no operador.
  • Acessórios de borracha no garfo da empilhadeira – garantem segurança e proteção ao adicionarem aderência e estabilidade no levantamento ou movimentação de cargas pesadas no ambiente laboral.

Muitos dos riscos apresentados pelas empilhadeiras podem ser mitigados com a contribuição de tecnologias personalizadas.

Você sabe qual o impacto de utilizar os equipamentos de segurança para empilhadeira?

Trouxemos algumas vantagens do uso adequado de equipamentos de segurança para empilhadeiras. Podem parecer óbvias e simples, mas essas muitas vezes são ignoradas. Verifique abaixo!

  • Prevenção de doenças ocupacionais – a utilização de EPI´s reduz lesões e prováveis doenças ocupacionais.
  • Redução de casos de afastamento – os colaboradores estarão disponíveis para o trabalho e não impactará diretamente na produtividade da operação.
  • Otimização da operação – empilhadeiras que utilizam os equipamentos de segurança proporcionam agilidade em suas manobras.
  • Redução de custos – o uso de equipamentos de segurança evita acidentes pessoais e avarias na empilhadeira, consequências que geram despesas para empresas.

Agora que você já sabe os itens de segurança em uma empilhadeira, garanta que os operadores e demais pedestres estejam seguros durante o trabalho, bem como manter as melhores condições de segurança do equipamento. Fale com um de nossos especialistas e confira as nossas soluções.